quarta-feira, 16 de março de 2011

O amor dos cágados e beija-flores

Poderia falar de qualquer uma das diversas formas de amar, mas a que eu gostaria de tratar é aquela que mexe com as antíteses sentimentais que existem dentro de cada um de nós. A responsável por despertar sentimentos tão intensos que transformam dois corpos em uma só alma.

Existem aquelas pessoas que acreditam no amar a todos, estas, estão verdadeiramente enganadas. São aquelas que na realidade não amam a ninguém. Dizer a frase “ eu te amo” virou um bom dia ao padeiro, motorista ou amigo. E, por isso, acabam por banalizar um dos maiores sentimentos que o ser - humano pode possuir: o dom de amar. Sendo assim, podem ser consideradas como beija-flores, sim, beija-flores que vivem mudando seus alvos de acordo com o esgotamento daquilo que lhe pode ser oferecido Os beija-flores tem vidas vazias. Vidas vazias por que nunca souberam verdadeiramente o valor de uma flor. Nunca procuraram fixar-se em apenas uma, almejando sempre mais de um alvo. Com seu jeito mais descontraído, encanta a todos pela primeira impressão que passa e não pela impressão que fica. Assim como os beija-flores, o pássaro na versão humana costuma estar presente na maioria das festas e gastando suas energias em troca de amores temporários, amores em vão.

Na outra face da moeda, um grupo de jovens ( ou não jovens) que acreditam, até a ultima esperança se esvair, no verdadeiro amor. Por esse motivo, dão tempo ao tempo. E muito tempo ao tempo até encontrar alguém que valha a pena entregar tudo aquilo que aprendeu sobre amor nos contos-de-fada quando criança. Costumam possuir dois sentimentos tão fortes e distintos pelo tempo : amor e ódio. Ódio pela demora – característica do tempo - de chegar a pessoa esperada e, o amor, ao ter a certeza de que valeu a pena ter esperado por todo o tempo necessário. Costumo chamar estes de cágados, pois vagam tranquilamente por seus caminhos sem preocupação com o tempo, mas com a certeza de que o seu objetivo será alcançado e, assim, o esforço recompensado. Assim como a capacidade de alongar a cabeça dos cágados, os cágados na versão humana tem o dom de serem mais propícios a novas experiências, inteligências e expandir seus conhecimentos. Os cágados, certamente não atraem seus admiradores pela beleza exterior que possuem, mas asseguram-nos pelo que tem dentro, mostrando que a carapaça serve apenas para descobrir o que têm de bom dentro de cada um deles e que só pessoas especiais serão capazes de conseguir entender com afinco.

Diante da atual sociedade em que vivemos, os beija-flores ( humanos) estão mais presentes no mundo do que os cágados ( humanos).Nesse imenso reino, pode-se considerar que os cágados estão entrando em extinção e, caso alguém ainda os aprecie, a melhor opção é cuidar com carinho e preservar suas vidas. Os beija-flores estão surgindo cada vez mais e tomando conta maior do espaço. Quem nós queremos ser : cágados em extinção ou beija-flores comuns e em enormes quantidades?

7 comentários:

  1. Pow, ficou show Caiozão, curti!

    /Léo.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, Caio! Adorei, de verdade! Estou seguindo seu blog ;)

    ResponderExcluir
  3. é simplesmente impressionante a sua facilidade em descrever algo como o que vc descreveu no seu texto... me senti um pouco beija-flor e muito cágado (humano)... Amar virou até um medo pra mim, pois sempre que pensei que amava, via que havia me enganado mais uma vez... E a espera continua... Vcs sao muito novinhos e tem uma vida inteira pela frente... Eu estou beirando os 40 e até hj me pergunto se um dia aprenderei o que significa esse verbo amar... Mas enquanto o meu lado cágado espera, o meu lado beija-flor age... Na esperança de acertar a flor que se tornará o meu lar!!
    Lindo texto, Caio... Vc realmente me enche de orgulho!!!!!

    ResponderExcluir
  4. AMEI e me identifiquei.
    Como sempre você arrasa. :8

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Uma pena que existam pessoas que não entendem mesmo a raridade que são os cágados... Estou seguindo seu blog ;)

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais dificil de encontrar um cágado... lindo texto!

    ResponderExcluir