segunda-feira, 18 de julho de 2011

Garanhuns: Frio e música em sintonia




O trajeto da volta foi o mesmo da ida. E tudo, mesmo que não fosse nada novo, ainda me surpreendia. Talvez o clima frio, raro na cidade em que vivo, tenha embelezado ainda mais o cenário. Os eucaliptos junto a outros vegetais compõem a cidade e a embelezam por serem bem dispostos pelos parques e ruas. Estas, limpas e organizadas. Só estava faltando uma boa música. E ela veio de diversas bonitas formas.

À noite, o show esquentou o frio cenário do agreste pernambucano. O verdadeiro forró cantado por Geraldo Azevedo me faz lembrar velhas décadas que não pude viver. Letras respeitosas, com profundo sentido e que trazem à tona a vida nordestina e do nordestino. Sinto falta do grande Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Dominguinhos e o próprio Geraldo no atual forró transformado e desvirtuado de valores.

Melhor do que o bom e velho forró foi assistir à valorização dos pernambucanos para com os cantores também pernambucanos. As vozes fluíam em coro e com tamanha facilidade nas músicas de Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Crianças, jovens, adultos e velhos dançavam no local e tudo parecia tão irreal pelo simples e ao mesmo tempo complexo motivo: não existia briga. Aí me dei conta que estava em outro lugar. Não tenho conhecimento de tamanho apreço pelos músicos locais aqui na minha terra natal.

Elogiei bastante a cidade. Será que a grama do vizinho é mais verde? Talvez. Na verdade, acho que não. Encontrei outro mundo bem perto da minha casa. Pode ser só impressão? Sim, mas a primeira impressão é a que fica. A beleza musical e da paisagem juntas encantam. Falando em música e de boa qualidade, não conheço nenhuma dessas duas cidades, mas eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina. Viva e vidas para o bom forró.

4 comentários:

  1. Meu amigo, Maceió tá precisando disso, boa música e frio, porque aqui é calor e forró vagabundo, hahahaha! Abras...

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza disso! Eu, como um bom maceioense acostumado com calor, passei mal com o frio.Hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir