quinta-feira, 19 de maio de 2011

CRÔNICA - Os donos do trânsito!














Olho para um lado e para o outro. Num piscar de olhos, vários já passaram por um corredor entre carros – montado por eles mesmos. A cena não é nada rara. Manhã, tarde ou noite, faça chuva ou faça sol, uma fileira de motos agindo de modo imprudente no trânsito e tornando maior ainda o caos chamado Avenida. O que pouca gente sabe é que as motos deveriam trafegar do mesmo modo que os carros nas avenidas: seguindo as faixas.

Às vezes bate uma curiosidade tola em mim “ Será que as montadoras não sabem fabricar motos?” Sim, essa dúvida é facilmente entendida, afinal os motoqueiros mudam de faixas sem utilizar a sinaleira. Sinaleira para quê? Nós que não somos motoqueiros temos que entender que eles querem ultrapassar e devemos abrir caminho, ora bolas. Caso isso não aconteça, corremos sério risco de ter nossa porta do carro amassada, vítima de chutes dos motociclistas. Sim, isso acontece em São Paulo e não é de hoje. Mala da moto por qual razão, montadora? Ela é muito pequena. Ele levará suas compras nas mãos, doa a quem doer e atrase quem for possível. Outro ponto pertinente é que vocês, montadoras, desenvolvem motos muito silenciosas, pra eles, quanto maior o ronco do motor – e perturbação de pedestres e motoristas de carros e ônibus – melhor! Não sei pra quê esse tal de capacete, a visão deles fica muito embaraçada desse jeito, além de faltar ar por dentro. A segurança é o de menos, o que importa é economizar e ser mais confortável.

Esperar por qual razão? Caso a sirene da ambulância seja ativada, seguirão em fila indiana na maior velocidade possível para cortar caminho e tempo. Caso aconteça algum acidente com motociclista, estarão na área e com suas respectivas motos interrompendo o trânsito. Na verdade, uma via com três faixas terá quatro, pois uma é do corredor. Manobras imprudentes são realizadas a todo o momento, como ultrapassagens entre carros e caminhões. Festival de acidentes com os mesmos são comuns - infelizmente -, mas é tudo culpa dos motoristas de carros ou ônibus, ora bolas.

Mudar por qual razão? Em tese, chegam mais cedo nos compromissos e não sofrem nenhuma penalização por infringir a lei do trânsito. Acho mesmo é que os motoristas de ônibus e carros precisam de mais aulas e respeitar os motoqueiros que tem auto-escola na Suíça. Tem é que dar passagem mesmo aos donos do trânsito, exímios manobristas.. E ai daquele que fizer o contrário!

Um comentário:

  1. Nossa Caio, muito bom mesmo! Essa é a realidade, em qualquer lugar que se vá no país. Parece até algo normal, na verdade nós nos acostumamos a isso, a ter atenção e prudência no trânsito por eles, sem generalizar, é claro.

    ResponderExcluir